quarta-feira, 9 de março de 2011

NOVA TURMA DO 9º ANO/ EMAFA-902/2011

Um novo ano letivo se inicia. Momento de expectativas, criação de metas e objetivos.

Este blog continuará com a finalidade de ser um espaço interativo entre a professora Jaline, de Língua Portuguesa, e seus alunos do 9º ano. Um espaço também para os pais acompanharem o trabalho desenvolvido em sala de aula. Vamos aproveitá-lo?

1º dia de aula: 07 de fevereiro de 2011
" A professora Jaline deu boas-vindas aos alunos. Explicou seu método de trabalho pedagógico e em seguida, distribuiu textos de diferentes gêneros textuais sobre uma mesma temática para uma posterior interpretação da polissemia do vocábulo pedra em seus diferentes contextos.
Vamos conhecer os textos?



Texto 01: A LENDA DA PEDRA

Conta a lenda que um rei de um país muito distante, para lá dos mares, era muito sábio e não poupava esforços para incutir bons hábitos nos seus súditos.

Uma noite, enquanto todos dormiam, pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi esconder-se atrás de uma cerca e esperou para ver o que acontecia.

Primeiro, veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes:

-“Onde já se viu tamanho descuido? “ – disse ele contrariado, enquanto desviava-se da pedra. “Por que esses preguiçosos não mandam retirar a pedra da estrada?”

E continuou o seu caminho reclamando sobre a inutilidade dos outros...

Logo depois surgiu a cantar um jovem soldado.Ele pensava no dia em que revelaria sua coragem na guerra. Distraído, acabou não vendo a pedra e tropeçou nela, estatelando-se no chão. Ergueu-se, sacudiu a poeira, pegou a estrada e saiu a reclamar dos preguiçosos que insensatamente haviam deixado uma pedra tão grande no meio da estrada. Também ele se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra do caminho.

Assim correu o dia. Todos os que por ali passavam reclamavam, resmungavam por causa da pedra, mas ninguém a tocava.

Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro passou por lá. Era muito trabalhadora e estava cansada, mas disse consigo própria: “- Já está quase a escurecer e de noite alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente. Vou tirá-la do caminho.”E tentou arrastá-la dali. Empurrou, puxou, inclinou-a até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Na tampa havia os seguintes dizeres: “Esta caixa pertence a quem retirar a pedra.” Ela abriu a caixa imediatamente e descobriu que estava cheia de ouro.

A filha do moleiro foi para casa muito feliz.

Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do local onde se encontrava a pedra e puseram-se a revolver o pó da estrada, na esperança de encontrarem algum pedacinho de ouro.

O rei que ali continuava a observar tudo caminhou em direção aos súditos e disse:

“-Meus amigos, com freqüência encontramos obstáculos em nosso caminho. Podemos nos desviar deles e sair reclamando da vida ou podemos enfrentá-los e descobrir o que significam. A escolha é de cada um.”

Texto 02: NO MEIO DO CAMINHO, Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Texto 03: A PEDRA
O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil...
O empreendedor, usando-a, construiu...
O camponês, cansado da vida, dela fez assento...
Para meninos, foi brinquedo...
Drummond a poetizou...
Já Davi matou Golias
E Michelângelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas sim no homem!
Não existe pedra no seu caminho que não possa ser aproveitada para o seu próprio crescimento.
(Autor Desconhecido)

A turma leu e interpretou os textos com a ajuda da professora e cada um deve a oportunidade de comentar sobre o trecho que mais gostou.

DESEJO A CADA ESTUDANTE DO 9º ANO QUE SAIBA FAZER A DIFERENÇA COM AS PEDRAS QUE ENCONTRAR NO MEIO DO CAMINHO E TRANSFORMÁ-LAS EM VITÓRIAS.
        Carinhosamente,

                                                           Professora Jaline

16 comentários:

  1. Com mais um ano de caminhada em nossas vidas posssamos reconhecer as pedras que estão em nossos caminhos, e retira-las, com pequenas ações temos grandes recompensas!Desejo tudo de bom para os novos alunos e alunas da turma 902, e que possam refletir em cima das aulas de língua portuguesa. sabendo usufluir com do blog e principalmente das aula.
    Sejam bem agradecidos por terem uma exelente professora de português.
    Matheus Felipe Stancati - Um ex-aluno EMAFA 902.

    ResponderExcluir
  2. Matheus Felipe, já estamos sentindo sua falta em nosso meio. Desejo que você sempre consiga transpor as pedras que cruzarem seu caminho.
    Um abraço carinhoso,
    Jaline
    Continue participando conosco do blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...
    so novo na escola mas to adorando estuda
    la ja fis varios amigos e
    adoro meus profesores

    yuri henrique

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante dessa aula, aprendi muito com os textos e gostei bastante da minha turma . Espero que esse ano seje um ano de muitas felicidades para todos nós e que essas pedras sejam pequenas demais para destruir nossos sonhos .
    Aluna : Marrysse Castro

    ResponderExcluir
  5. ''Muitas vezes temos uma pedra no nossso caminho , é ela por vezes nos impede de caminhar de seguir em frente.
    Mas não podemos nos abalar pois é com os erros que se aprende a viver , e isso nos ajuda a refletir o que estamos fazendo de errado, o q poderiamos fazer para melhor a nossa vida , o que poderiamos fazer para ajudar ao proximo .
    Muitas vezes culpamos as pessoas por tudo de errado que acontece com a gente, mas se paramos pra pensar somos nos mesmos que temos errado .
    Muitas vezes essas pedras so fazem a gente ficar triste , infelises, fazem chorar. Só quem ninguém para pra pensar que essa pedra na verdade, é aquela pedra que quer ver sua felicidade que quer ver você mudar pra melhor , quer fazer você entender o sentido da vida .
    Lembre-se:
    O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
    São pequenos atos que vai fazer você remover essa pedra do seu caminho ! Acredite!Busque!E verás o sucesso!!!


    Aluna: Ingrid Duarte

    ResponderExcluir
  6. gostei muito desta aula .Pois nela aprandi que na vida devemos passar por varios obstaculos neste caso a pedra e não devemos desistir.devemos fazer de nossos obstaculos nosso professor.
    Aluna:Roane Perreira Queiroz

    ResponderExcluir
  7. Uma pedra...temos duas escolhas quanto ao que fazer com essa pedra...podemos nos desviar dela e nunca ter coragem de reconhecer que ela atrapalha o nosso caminho ou podemos retira-lá do caminho...
    Aprendi bastante nessa aula.Aprendi principalmente a ver se a pedra pode ser desviada ou retirada do caminho...Fora isso,a aula estava super interessante...

    ResponderExcluir
  8. Essa aula significou muito para mim...Cada texto tem uma maneira de expressar, e com isso aprendi que não é preciso só fazer texto,também podemos anexar uma imagem, e representá-la de um jeito que as pessoas possam expressar bem...
    Também aprendi que a nossa vida é uma fase, uma hora subimos e outras horas cairmos. Enfrentamos obstáculos, mesmo assim não podemos nos abater, porque para acertarmos precisamos errar, e com cada erro aprendemos uma coisa...Em nossa vida!
    Aluna: Nathalya Siqueira

    ResponderExcluir
  9. apesar de ser uma tarefa difícil .
    aprendemos que a pedra tem vários significados. .
    nenhuma pedra pode parar nossa vida .
    gostei muito dessa aula ..apesar de estar muito calor na sala .. a aula foi muito benéfica
    BY: Gabriela Lagôa

    ResponderExcluir
  10. Muitas vezes essas pedras so fazem a gente ficar triste , infelises, fazem chorar''Muitas vezes temos uma pedra no nossso caminho , é ela por vezes nos impede de caminhar de seguir em frente.
    Aluna:Andressa Tobias

    ResponderExcluir
  11. Essa aula significou muito para mim. Aprendi a não deixar que uma simples "Pedra" me impeça de seguir em frente...
    By: Nathalya Siqueira

    ResponderExcluir
  12. Essa aula também significou bastante para mim. Daqui para frente vou permitir que nenhuma pedra, possa me abater e me impedir de correr atrás do que tanto desejei e do que quero tanto!
    By: Amanda Siqueira

    ResponderExcluir
  13. luan nazareth dos santos29 de abril de 2011 às 15:39

    Essa aula significou muito para mim.Daqui para frente vou permitir que nenhuma pedra...Nathalia Siqueira...Opa!!!Essa é minha pedra!Eu tenho o hábito de como uma esponja absorver as características,modo de falar,se expressar,agir,preconceitos de outras pessoas.Mas por intermédio desta aula aprendi a desviar dessas pedras e encontrar averdadeira felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai absorve o habito de ser gay

      Excluir
    2. cala a boca nob. ak quem fala é luan e sei q quem falou foi vc hiwry.

      Excluir
  14. Eu achei essa aula uma das melhores bem interesante ,e amei de paixao esse poema que significou muito pra minha vida esse poema me fez refletir sobre muita coisa na minha vida, eu adoro quando você passa texto pra gente ler amo amo amo amo de paixão essa aulas.
    Obrigado
    Stefany Silva

    ResponderExcluir