segunda-feira, 17 de maio de 2010

CRÔNICA: "DO ROCK"

Aluno, aqui está o texto da aula de hoje: "Do rock", do escritor Carlos Heitor Cony. Aproveite para relê-lo e fazer as atividades da oficina 02 da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Do rock


Carlos Heitor Cony

Tocam a campainha e há um estrondo em meus ouvidos. A empregada estava de folga, o remédio era atender o mau-caráter que me batia à porta àquela hora da manhã. Vejo o camarada do bigodinho com o embrulho largo e enfeitado.

— É aqui que mora a senhorita Regina Celi?

Digo que não e fulmino o importuno com um olhar cheio de ódio e sono, mas antes de fechar a porta sinto alguma coisa de íntimo naquele “senhorita Regina Celi”, sim, há uma Regina Celi em minha casa, minha própria filha, mas apenas de 12 anos, uma guria bochechuda ainda, não merecia o título e a função de senhorita.

Chamo o homem que já estava no elevador. Eram CDs, a garota encomendara um mundão de CDs numa loja próxima, e pedira que mandassem as novidades, pois as novidades estavam ali, embrulhadinhas e com a nota fiscal bem às claras.

Gemo surdamente na hora de assinar o cheque e recebo o embrulho. A garota dormia impune, o mundo podia desabar, e ninguém a despertaria do sono 12 anos. Deixo o embrulho em cima do som e volto para a cama, forçar o sono e a tranquilidade interior, abalada pelo cheque tão matutino e fora de propósito. Quando ordeno os pensamentos e ambições no estreito espaço do meu pensamento e retomo um sono e um sonho sem cor nem gosto, começa o rock.

Anos atrás, seria começa o beguine. Mas o beguine passou de moda, e o swing, o mambo, o baião e outras pragas vindas de alheias e próprias pragas. Pois aí estava o rock, matinal, cor de sangue e metal inundando o dia e o quarto com sua voz rouca, seu compasso monótono e histérico.

Purgo honestamente meus pecados e lembro o pai, que me aturava a mania pelos sambas de Ary Barroso. O velho não dizia nada, mas me olhava fundo e talvez tivesse ganas de me esganar. Mas me aturava e aturava o meu Brasil brasileiro.

Hoje, aturo o rock. Vou ao banheiro, lavo o rosto, visto um short e vou para a sala disposto a causar boa impressão à senhorita Regina Celi, que de babydoll, esbaforida, se degringola ao som de U2.

O tapete já fora arrastado e amarfanhado a um canto. Meu castiçal de prata foi profanado com a cara de um tipo até simpático que naquela manhã ganhará alguma coisa à custa do meu labor e cheque.

A senhorita Regina Celi tem a cara afogueada, os pés e as pernas avançam e ficam no mesmo lugar, o corpo todo treme e sua, até que ela me estende o braço.

— Vem, papai!

O peso dos meus invernos e minhas banhas causa breve hesitação. Mas ali estamos, eu e a senhorita Regina Celi, uma menina que ainda pego no colo e aqueço com meu amor e o meu carinho, quando ela tem medo do mundo ou de não saber os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas na hora do exame. Ela me chama e me perdoa.

Então, aumento o volume do som, espero o tal do U2 dar um grito histérico e medonho - e esqueço o cheque, a vida e a faina humana rebolando este cansado corpo-pasto de espantos - até que o fôlego e o U2 acabem na manhã e no som.

Crônicas para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

57 comentários:

  1. Respostas
    1. meu nome sandersom eu sou gay e do pro amarildo

      Excluir
    2. eu do pro kaio todo dia meu nome e sanderson

      Excluir
    3. vao criar vergonha na cara de vcs...

      Excluir
  2. ameii a cronica de carlos heitor cony

    ResponderExcluir
  3. nao gosto de cronicas, cronicas é coisa de nerd ! :D
    :@
    seus nerd vao estuda vao...

    ResponderExcluir
  4. Quem lê crônicas não é um "nerd", mas sim uma pessoa capaz de compreender e refletir sobre fatos do cotidiano. É um pena que muitos não têm essa capacidade intelectual e ler nas entrelinhas, e principalmente, entender o que lê. Ainda bem que meus alunos estão caminhando para essa prática. Por que você "anônimo" aí de cima não tenta estudar também? A ignorância é um dos problemas mais graves de nossa sociedade. Se liga, hein!!!!
    Jaline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é muido bonita tiiiiiiiiiiiiiaaaaazziiiiiiiiinnnhhhhhhhhhaaaaaaaaaa

      Excluir
    2. bobão pau no cu.

      Excluir
  5. Muito bem é assim que se fala!não sou nerd e tenho certeza disso porque não gosto de estudar mais é uma crônica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Essa oficina foi muito legal, divertida. ah, essa oficina foi ótima!!!
    lemos o texto 'Do rock" que e muito divertido! E mostra que pai é pai, e quer sempre ver a sua filha(o) feliz!
    Dayana Fernandes(aluna da professora Jaline)

    ResponderExcluir
  7. botem a cronica"a ultima cronica" ela é muito bonita

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito, continuem colocando mais crônicas como, A ultima crônica!

    ResponderExcluir
  9. bando de filho da puta nao tem o q fazer !

    ResponderExcluir
  10. ótimo autor..inclusive esta obra "Crônicas para se ler nas escola" foi uma das escolhidas para o vestibular tradicional da UEMA, a qual inclusive terei q ler...

    ResponderExcluir
  11. vao tomar no rabo nao tem o que faser vao fazer sexo sus gap

    ResponderExcluir
  12. ki lixo essa porra mano

    ResponderExcluir
  13. nossa o rene tem pe grande kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vo Bate Mlk kkkkk
    *-*

    ResponderExcluir
  15. o nelson fede a bosta kkkkkkkkkkkkkk]

    ResponderExcluir
  16. o macarrão tem a orelha grande d+

    ResponderExcluir
  17. ale dente de coelho kkkkkkkkkkkkkk 51

    ResponderExcluir
  18. MATHEUS DA A BUNDA PRA JOGA SUDDEN

    ResponderExcluir
  19. a adorei a cronica gostei muito mesmo

    ResponderExcluir
  20. vc nao sabe fazer outra coisa a nao ser chigar?
    pauuuu no cúúúúú!!!

    ResponderExcluir
  21. Quem lê crônicas não é um "nerd", mas sim uma pessoa capaz de compreender e refletir sobre fatos do cotidiano. É um pena que muitos não têm essa capacidade intelectual e ler nas entrelinhas, e principalmente, entender o que lê. Ainda bem que meus alunos estão caminhando para essa prática. Por que você "anônimo" aí de cima não tenta estudar também? A ignorância é um dos problemas mais graves de nossa sociedade. Se liga, hein!!!!
    Sharppem.

    ResponderExcluir
  22. ggdf gfhmdsdgmyh gbfnmju,likgvufcfcftcfucggrf
    kjgvgyuv

    itfititiufituvtiuvtvdsd entendeu pau no cu?

    ResponderExcluir
  23. uma cronica mto boa adorei e curto mto musicas de rock elas me acalmam e me deixam bemmm :)

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. vc quer saber meu gostosa e vc de quadro no meu quarto

      Excluir
  25. amarildo que de comeu26 de junho de 2012 às 13:43

    eu to muito apaixonado pelo escritor.. gostoso de mais eu nao parao de pensar nele ele muito gostosso aqui quem fala e o amarildoe kaio e

    ResponderExcluir
  26. wo amarildo fez sexo o rodrigaoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu conhec0o o amarildo ele nunca ioa far isso na minha frente por que nois da namorando ass:kaio varga

      Excluir
  27. eu sou sanderson eu sou arronbado pelo rodrigao

    ResponderExcluir
  28. eu amei a cronica me ajudou muuuuuuuuuuiiiiiiiiiittttttttttttttooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  29. tem vergonha SANDERSON procura uma mulher pra tu...
    um cachorro desse diz que e arrobado meu filho qm sabe e vc o cu e seu vc da pra qm vc qr...

    ResponderExcluir
  30. vao estudar vcs fazem melhor.

    ResponderExcluir