quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O POTE TRINCADO...

  
    No retorno às aulas, a professora Jaline propôs uma atividade de reflexão aos alunos a partir da leitura do texto: O pote trincado. Que tal conhecê-lo?
  "Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço.
   Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade.
   Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.
   Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.
   Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarda, o pote falou:
   -Estou envergonhado e quero lhe pedir desculpas. Por causa do meu defeito você não ganha o salário completo.
   O homem ficou triste pela situação do velho pote e lhe pediu que quando retornassem para casa, o pote observasse as flores ao longo do caminho.
  De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado foi notando as flores selvagens pelo caminho. Cada uma mais linda que a outra.
  Ao chegar ao seu destino, o homem falou ao pote:
  -Você notou que pelo caminho só havia flores ao seu lado? Pois, eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava.
  -Por dois anos eu colher estas lindas flores para ornamentar a mesa do meu chefe. Sem você ser do jeito que você é, eu não poderia ter esta beleza de flores para dar graça ao palácio do meu senhor."
 REFLEXÃO: " Cada um de nós tem nossos próprios defeitos. Todos somos potes rachados. Porém, se soubermos reconhecê-los, poderemos transformá-los em algo bom. Das nossas fraquezas podemos tirar forças para sermos melhores.
  Mais um semestre se inicia. Espero que você possa saber reconhecer seus defeitos enquanto estudante e transformá-lo em algo bom na sua vida escolar. Procure dar sempre o melhor de si. Não se contente com tão pouco. Você pode se superar sempre. Basta dedicação!
  Bom retorno aos estudos.
  Que tenhamos um semestre de muito conhecimento e aprendizagem."
  Carinhosamente,
                                       Professora Jaline

Nenhum comentário:

Postar um comentário