sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MURAL - CHARGES E CARTUNS-

Aí, galera!!! Que tal dar uma conferida no nosso mural com as charges e os cartuns que pesquisamos sobre o meio ambiente? Você pode postar um comentário sobre aquele que chamou mais sua atenção!!!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

ANÁLISE DE CHARGES E CARTUNS


O relatório de hoje refere-se a duas aulas.Nelas os alunos pesquisaram e analisaram cartuns e charges que tivessem como temática o meio ambiente. O projeto da escola 2010 intitulado: EMAFA: rumo ao desenvolvimento sustentável tem por objetivo conscientizar os alunos da importância de preservar o meio em que se vive, utilizando-se de práticas que o tornem sustentável para as gerações futuras.
Nas aulas de Língua Portuguesa os alunos estão analisando diferentes gêneros textuais que abordem o tema do projeto a fim de se promover uma reflexão e uma mudança de postura.
Veja abaixo algumas das charges e  dos cartuns pesquisados pelos alunos. Antes, porém, fique ligado na diferença entre esses dois tipos de texto:
Charge: aborda fatos ou acontecimentos específicos. Sua compreensão é maior quando se conhecem os contextos sociais, econômicos, políticos e/ou culturais que levaram a sua elaboração.
Cartum: é um desenho humorístico que se dedica a temáticas mais abrangentes da sociedade, tendendo a ser menos comprometido com o dia a dia dos fatos e mais universal. Assim, sua compreensão é atemporal, podendo, portanto, ser entendido por pessoas de diferentes épocas e lugares, uma vez que a contextualização típica de uma charge não é necessária. Frequentemente vem acompanhado da linguagem escrita também.


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

REVISANDO CONTEÚDOS

"A aula será relatada pela aluna Ruanne. Uma menina que adora um espelho e que é muito inteligente."
"Na aula de hoje a professora Jaline fez uma dinâmica de revisão de conteúdos sobre o uso da norma padrão e o desvio da norma padrão em relação à colocação pronominal. Ela deu uma frase para cada aluno e nós tivemos que descobrir se a frase estava escrita corretamente  ou não. Depois tivemos que colá-la na coluna correta e explicar a regra empregada.
Gostei muito da aula porque nos ajudou a tirarmos mais as dúvidas que tínhamos sobre como usarmos corretamente o pronome oblíquo átono."  Ruanne Duarte