domingo, 30 de maio de 2010

OFICINA 04

O aluno Heberth será o relator da aula de hoje. Um rapaz muito simpático, que adora conversar!!!!
"Bem, a aula de hoje foi assim... Nós aprendemos o significado de várias palavras sobre o futebol através de um desafio.
Nós escutamos também uma crônica: Peladas, de Armando Nogueira. O título da oficina de hoje é: Histórias do cotidiano.Assim como muita gente não gosta de futebol, há também muitas pessoas que dão a vida por um jogo. E assim é o nosso cotidiano, vidas sendo tragadas muitas vezes por uma simples partida de futebol.
E você tem coragem de chorar pelo seu time ao fim do 2º tempo? Torça, mas torça sem violência!!!!"
Heberth de Souza

sexta-feira, 21 de maio de 2010

OFICINA 03: "PRIMEIRAS LINHAS"

Ana Carolina foi a aluna escolhida para relatar a aula de hoje. É uma menina de personalidade forte, que adora conversar com o grupinho dela nas horas mais "impróprias".  Mas sei que no fundo ela não faz isso de propósito, para me irritar, e sim,  porque não consegue mesmo ficar quieta. Êta menina, falante, meu Deus!!!
"A aula de hoje foi muito legal. A professora Jaline pediu para fazermos um círculo e nos deu uma folha e começou a explicar o que estava escrito nela: Elementos de uma crônica.
Aí, ela leu uma crônica chamada: Prova Falsa, de Stanislaw Ponte Preta. Nós adoramos o texto!!! A crônica era ao mesmo tempo, engraçada e reflexiva. Nós rimos muito.
Depois ela pediu para lembrarmos de um fato que aconteceu conosco e em seguida, pediu que transformassêmos esse episódio em um rascunho de crônica. Eu adorei essa aula!"
Beijos e beijos!!!
Ana Carolina

terça-feira, 18 de maio de 2010

Oficina 2 da Olimpíada: "Tempo, tempo, tempo"

A oficina de hoje será relatada pela aluna Gislane Marinho. Uma menina meiga, super "na dela" e bastante educada.
A aula de hoje foi ótima. A professora Jaline pediu para que os alunos ficassem em dupla. Deu-nos 3 minutos para que contássemos um fato de nossa infância para um colega. Ela deu o nome da dinâmica de: Conhecendo a infância do outro. Aí ela foi escolhendo as duplas para cada um contar o que ouviu de marcante da infância do outro. Depois lemos um texto de Carlos Heitor Cony, chamado "Do rock," que fala de um pai que abre mão do seu gosto musical por causa da filha. Em seguida, a professora passou algumas questões relacionadas ao texto.
Beijos e Tchau!!!
Gislane Marinho

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CRÔNICA: "DO ROCK"

Aluno, aqui está o texto da aula de hoje: "Do rock", do escritor Carlos Heitor Cony. Aproveite para relê-lo e fazer as atividades da oficina 02 da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Do rock


Carlos Heitor Cony

Tocam a campainha e há um estrondo em meus ouvidos. A empregada estava de folga, o remédio era atender o mau-caráter que me batia à porta àquela hora da manhã. Vejo o camarada do bigodinho com o embrulho largo e enfeitado.

— É aqui que mora a senhorita Regina Celi?

Digo que não e fulmino o importuno com um olhar cheio de ódio e sono, mas antes de fechar a porta sinto alguma coisa de íntimo naquele “senhorita Regina Celi”, sim, há uma Regina Celi em minha casa, minha própria filha, mas apenas de 12 anos, uma guria bochechuda ainda, não merecia o título e a função de senhorita.

Chamo o homem que já estava no elevador. Eram CDs, a garota encomendara um mundão de CDs numa loja próxima, e pedira que mandassem as novidades, pois as novidades estavam ali, embrulhadinhas e com a nota fiscal bem às claras.

Gemo surdamente na hora de assinar o cheque e recebo o embrulho. A garota dormia impune, o mundo podia desabar, e ninguém a despertaria do sono 12 anos. Deixo o embrulho em cima do som e volto para a cama, forçar o sono e a tranquilidade interior, abalada pelo cheque tão matutino e fora de propósito. Quando ordeno os pensamentos e ambições no estreito espaço do meu pensamento e retomo um sono e um sonho sem cor nem gosto, começa o rock.

Anos atrás, seria começa o beguine. Mas o beguine passou de moda, e o swing, o mambo, o baião e outras pragas vindas de alheias e próprias pragas. Pois aí estava o rock, matinal, cor de sangue e metal inundando o dia e o quarto com sua voz rouca, seu compasso monótono e histérico.

Purgo honestamente meus pecados e lembro o pai, que me aturava a mania pelos sambas de Ary Barroso. O velho não dizia nada, mas me olhava fundo e talvez tivesse ganas de me esganar. Mas me aturava e aturava o meu Brasil brasileiro.

Hoje, aturo o rock. Vou ao banheiro, lavo o rosto, visto um short e vou para a sala disposto a causar boa impressão à senhorita Regina Celi, que de babydoll, esbaforida, se degringola ao som de U2.

O tapete já fora arrastado e amarfanhado a um canto. Meu castiçal de prata foi profanado com a cara de um tipo até simpático que naquela manhã ganhará alguma coisa à custa do meu labor e cheque.

A senhorita Regina Celi tem a cara afogueada, os pés e as pernas avançam e ficam no mesmo lugar, o corpo todo treme e sua, até que ela me estende o braço.

— Vem, papai!

O peso dos meus invernos e minhas banhas causa breve hesitação. Mas ali estamos, eu e a senhorita Regina Celi, uma menina que ainda pego no colo e aqueço com meu amor e o meu carinho, quando ela tem medo do mundo ou de não saber os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas na hora do exame. Ela me chama e me perdoa.

Então, aumento o volume do som, espero o tal do U2 dar um grito histérico e medonho - e esqueço o cheque, a vida e a faina humana rebolando este cansado corpo-pasto de espantos - até que o fôlego e o U2 acabem na manhã e no som.

Crônicas para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

sábado, 15 de maio de 2010

Flashes do projeto da biblioteca/ 13 de maio

Parabéns aos alunos que participaram do projeto: "Livro infantil: prazeroso em quaquer idade". Vocês deram um show de talento!!!!!
Leiam sempre... Ler faz bem à alma.
Informação, cultura, diversão... tudo isso a leitura pode proporcionar ao bom leitor.

OFICINA 1: É HORA DE COMBINAR!

A primeira oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa será relatada pelo aluno Carlos André que neste bimestre arrasou nas aulas de português. Parabéns!
"Na aula de hoje escutamos através de um rádio, o texto "A última crônica", de Fernando Sabino e o acompanhamos pela coletânea de textos que recebemos. A crônica fala de um escritor que estava procurando um assunto para fazer sua crônica, então decide entrar em um botequim e vê uma família humilde entrar no bar . O pai compra uma fatia de bolo, a mãe pega as velinhas que levou na bolsa e coloca em cima do bolo e comemoram cantando parabéns para a filha. O escritor que prestou atenção em cada detalhe que aconteceu, transformou a história dessa família numa crônica. Depois fizemos atividades relacionadas ao texto. Concluindo, essa aula foi muito interessante. "

segunda-feira, 10 de maio de 2010

BINGO!!!!


A aula de hoje será relatada pela aluna Francielle Agostinho Campos. É uma menina inteligente e talentosa e por isso mesmo pode se empenhar e dar muito de si aos estudos, pois tem muitos dons para desenvolver.  
No dia 26 de abril, a professora Jaline deu como revisão para prova uma dinâmica feita em sala de aula, como se fosse um bingo, só que feito por ela. Jaline distribuiu para a turma uma folhinha com seis quadrinhos, com respostas e frases. Ela perguntava, escolhia um aluno para responder (tendo ou não a resposta em seu bingo) e quem tivesse a resposta em seu bingo, marcava. Quem ganhou foi a aluna Nathally . Ela ganhou 2 bis como prêmio.
Resumindo:
A aula foi descontraída. Com a dinâmica, aprendemos a matéria e nos demos bem na prova. Eu adorei esse tipo de aula, pois fez com que nós, alunos, prestássemos mais atenção na aula e ao mesmo tempo tiramos dúvidas para a prova. 
Francielle

domingo, 9 de maio de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2010

Aí, galera da 902!!Vem aí mais uma olimpíada de Língua Portuguesa!!!!!

Nossa escola vai participar e, com certeza, vocês, alunos, irão aprender muitas coisas legais, interessantes e importantes para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
O gênero destinado ao 9º ano é CRÔNICA. Vocês vão ler textos divertidíssimos!!!
Aguardem!!!