segunda-feira, 26 de abril de 2010

DICAS PARA ENTENDER MELHOR O CONTEÚDO DA PROVA!!!

DIA 28 DE ABRIL: Avaliação de Língua Portuguesa!!!! E aí, já se preparou?
Abaixo seguem algumas dicas do conteúdo para você que ainda tem alguma dúvida. Leia e releia!!!!
1ª dica: As orações subordinadas substantivas vêm geralmente introduzidas pelas conjunções integrantes que e se. Ex: "Não sei se todos os alunos estudarão para prova.
Ex: É necessário que se estude para as avaliações.
2ª dica: Para reconhecer uma oração subordinada substantiva, analise a oração principal. Nela está a chave do segredo.
3ª dica: A oração subordinada substantiva subjetiva é a única que não tem sujeito na oração principal. O verbo da oração principal aparece na 3ª pessoa do singular (como PARECE, CONSTA, CONVÉM. )É comum também as expressões: É preciso, É bom, É urgente, É necessário...
Ex: Parece que todos os alunos estão estudando com empenho.
4ª dica: A oração principal de uma substantiva objetiva direta tem sempre um verbo transitivo direto. Aquele que pede um complemento sem preposição, lembra-se? (O quê?, Quem?)
Ex: Eu já disse que a prova não está difícil!!
5ª dica: Para tirar a dúvida quando aparece uma preposição antes da conjunção integrante que, observe quem vem antes .É um substantivo ou adjetivo?Então, a oração é completiva nominal. É um verbo transitivo indireto? Então a oração é objetiva indireta.
EX: Eu tenho necessidade de que os alunos fiquem quietos na hora da explicação. (completiva nominal)
EX: Necessito de que façam silêncio na hora da explicação. ( objetiva indireta)
6ª dica: Quando o verbo da oração principal é o verbo de ligação ser, a oração seguinte é predicativa.
Ex: A verdade é que todo aluno precisa de concentração.
7ªdica: A oração subordinada substantiva apositiva vem introduzida por uma vírgula ou dois pontos.
Ex: Só desejo uma coisa: que todos aprendam de verdade o contéudo.

REFAÇA SEUS EXERCÍCIOS. PESQUISE OUTROS EXEMPLOS E BOA PROVA!!!!!
Jaline


segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONTO DE FADAS NOS DIAS ATUAIS

A aula de hoje será comentada pelo aluno Guilherme. Um rapaz organizado, muito inteligente e que descobriu um talento muito legal, que é tocar violão.
" A aula de hoje foi de produção textual e toda aula de produção textual é interessante. Esta aula não fugiu do padrão. A EMAFA tem um novo projeto para incentivar os alunos e a todos da comunidade escolar a lerem mais. O projeto da Biblioteca se chama: "Livro infantil: prazeroso em qualquer idade".Por conta desse projeto, a professora Jaline começou com uma dinâmica rápida, mas interessante e engraçada, em que cinco alunos (Heberth, Tallis, Juciely, Juliana e Taináh Cristine) tinham que criar um conto de fadas utilizando imagens.Logo após isso, a professora fez algumas perguntas relacionadas aos contos de fadas. e pediu que recriássemos um conto de fadas nos dias atuais. A turma ficou tranquila. A professora não se estressou conosco.E ao fim da aula Jaline passou um exercício de revisão para prova para ser feito em casa (no feriadão). Assim foi mais um dia de aula de Língua Portuguesa. "
Guilherme Marques.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

IDA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A aula de hoje será comentada pela aluna Taináh Cristine. Uma menina muito aplicada, educada e sempre disposta a fazer as atividades com capricho e organização. Vamos ler o que ela escreveu?
"No dia 12 de abril de 2010, tivemos uma surpresa ótima quando chegamos à escola, nossa professora Jaline nos informou que iríamos nos dividir em grupos para irmos ao laboratório de informática e visitar nosso blog. Adorei a notícia e fiquei feliz ao ver aquele blog ainda em desenvolvimento mas cheio de charme e conhecimento. Foi um dia muito especial, pois estávamos precisando mesmo de uma aula diferente e criativa. "
Taináh Cristine

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PONTOS DE VISTA

Quem vai comentar a aula de hoje é um aluno muito aplicado, organizado e educadíssimo!!!!  Um aluno que todo professor almeja ter. Com vocês: "MATHEUS FELIPE"!!!!!
Hoje a aula foi sobre pontos de vista. Jaline separou a turma em três grupos, dando logo após uma tarefa para cada grupo que era fazer uma pequena apresentação, um diálogo entre pessoas com um tema escolhido. Jaline estipulou 20 minutos para escolhermos um tema e treinarmos. Depois cada grupo apresentou seus pontos de vista. O primeiro grupo tinha como tema, a escola. Na apresentação deles, ocorria exatamente o que Jaline fez. Dentro do tema deles, era para haver uma discordância de pontos de vista. Tiveram uma boa ideia. Já começarama discussão na escolha do tema.
Depois foi a vez do 2º grupo apresentar. Fizeram uma pequena dramatização, mas conseguiram atingir o objetivo. O tema era um diálogo entre mulheres falando sobre a festa que iria acontecer. Alguns concordaram, outros discordaram e deram suas opiniões. Por último, foi a vez do meu grupo que escolheu o tema Sexo na adolescência. Conseguimos conversar sem discutir, concordando um com o outro e opinando.
Foi uma aula com o objetivo de explicar que devemos ouvir os outros, mas também temos que dar nossa opinião."
Matheus Felipe Stancati

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MAIS UM PERÍODO DE PURA MÚSICA!!! OBA!!!

Para esta postagem, a responsável pelo relato da aula é a aluna Juliana. Uma menina muito meiga, bonita e inteligente. Vamos lá Ju!!!!!!!  Conta para gente como foi a apresentação do seu grupo!!!!
"Hoje a aula foi bastante tranquila, tivemos um período para cada professor. Na aula de Português, meu grupo cantou a última música das paródias. Foi bastante engraçado.
Ontem a professora Jaline deu uma matéria nova. O nome é meio complicado,mas o que eu poderia esperar da oitava série? De acordo com nossa música: "Só quem estuda consegue alcançar..."
Logo após as aulas tivemos várias aprentações sobre a Páscoa na quadra da escola: coreografias, textos explicando o verdadeiro significado da Páscoa...Foi muito legal.
Bjs!!Tchau!!!"
Juliana Alves

HOJE É DIA DE MÚSICA!!!!!

Esta aula será comentada pela aluna Juciely: uma menina sorridente, responsável e amiga.
"No dia 31 de março a professora Jaline pediu que fizéssemos as apresentações das paródias onde tivemos que falar sobre a matéria conjunções e orações coordenadas.
As paródias mexeram com o conhecimento e a criatividade dos alunos, pois tivemos que produzir uma música com as regras que aprendemos. Os alunos participaram bem, tivemos alguns problemas, mas nada que atrapalhasse a aula.
Estava tudo pronto para a apresentação. A professora até chamou a inspetora, tia Rosângela, para assistir conosco.
Ao final de todas as apresentações conhecemos a matéria nova que se chama: Período Composto por Subordinação. Parece um pouco complicado, porém se tivermos força de vontade, aprenderemos e consequentemente, aplicaremos em nossa vida profissional.
Resumindo: Os grupos que criaram, parodiaram e cantaram estavam em perfeito aproveitamento.
Adorei a aula de hoje, pudemos ver que todos são muito criativos.  Passar uma manhã cantando e compartilhando músicas de criação minha e de meus colegas de classe foi realmente de grande significado para nosso aprendizado. Juciely".

quinta-feira, 1 de abril de 2010

FAZENDO POESIA ATRAVÉS DE FIGURAS DO TEMPO

Quem vai relatar esta aula será a aluna Nathally. Uma menina meiga, educada, bastante inteligente, que gosta muito de ler e escrever poesias. Vamos ler o que ela tem a nos dizer sobre a aula de hoje?
"No dia 22 de fevereiro a professora Jaline fez uma dinâmica chamada: Dinâmica do Tempo na qual metaforicamente, se expressava os sentimentos da vida através do tempo.
A professora retratou a metáfora através de figuras, representando o tempo bom, o mormaço, a escuridão e a tempestade.
Depois dessa atividade, ela pediu que fizéssemos uma poesia usando a metáfora do tempo.
Conclusão: A turma interagiu bem. Foi uma aula inteligente e criativa. Como eu já gosto de coisas relacionadas a sentimentos e poemas, essa aula, foi para mim, legal e interessante. Nathally".
"O tempo da vida"
No meu tempo é assim:
Às vezes estou nervosa
a grande tempestade chegou.
Tudo e todos me irritam
o mau-humor me inundou.

Mas aí bate uma tristeza.
Logo vem a solidão
com o desamparo e o cansaço
minha autoestima já está em pedaços
vem a hora da escuridão.

Então vem o inesperado
o dia em que tudo é cores
o dia em que tudo é flores
quando vem a solidariedade
quando me encho de felicidade
aí não tem tempo nublado
está sempre tudo ensolarado
me sinto amada e querida.
Esse é o tempo bom
e é o tempo da minha vida.
Aluna: Nathally

PARA INÍCIO DE CONVERSA...

Queridos alunos,
As palavras do escritor Lêdo Ivo resumem neste momento o que desejo que vocês compreendam sobre a importância da escrita em nossas vidas:
"Escrever é expressar-se. Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes;outros para se perpetuarem nos manuais de literatura ou conquistarem posições e honrarias. Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever."
Desejo que vocês possam usar esse espaço virtual para desenvolverem a leitura e a escrita e que acima de tudo, o façam com prazer, com alegria e entusiasmo.
Às vezes, chamo atenção, não perdoo falhas, atrasos nos trabalhos, conversas paralelas durante a aula...mas é tudo para o crescimento de vocês. Almejo vê-los vitoriosos ao final do ano letivo. O escritor Rubem Alves, um dos meus prediletos, escreveu certa vez: "O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". E é essa nossa missão de educador, encorajá-los o tempo todo a serem cidadãos críticos, proficientes, educados. Bom ano letivo!!!!!
Jaline